O Photoshop é um marco absoluto do design gráfico moderno, um padrão da indústria há mais de 30 anos. Também é incrivelmente caro: não está mais disponível como um programa independente, você pagará à Adobe um mínimo de US$ 120 por ano para usá-lo como parte de uma assinatura da Creative Cloud. Isso é muito dinheiro para cair, especialmente se você estiver usando apenas para a edição ocasional de fotos.
Existem alternativas de baixo custo para o Photoshop, como o próprio Adobe Elementos do Photoshop ou Foto de Afinidade. A Adobe também está nos estágios iniciais de teste de uma versão gratuita (embora neutralizada) do Photoshop. Mas se você deseja fazer o trabalho sem gastar um centavo, você tem algumas opções surpreendentes. Para alternativas ainda mais gratuitas para softwares populares, não deixe de conferir nosso resumo dos melhores softwares gratuitos para o seu PC.
Um clone gratuito do Photoshop baseado na web: Photopea
Photopea é um editor baseado na web, disponível em qualquer navegador. O grande atrativo aqui é que, além de gratuita, sua interface é baseada diretamente nas ferramentas e menus do Photoshop. Veteranos do software da Adobe que não estão procurando aprender um sistema totalmente novo são atendidos especialmente bem aqui.

Photopea
Sendo baseado na web, o Photopea não pode tirar proveito de hardware poderoso, e alguns atalhos de teclado precisam ser reaprendidos para usuários de longa data do Photoshop. Mas tudo considerado, é uma alternativa notavelmente eficaz. Os usuários gratuitos têm acesso a todas as ferramentas do programa, mas um plano de US$ 3 por mês desbloqueia um histórico mais longo e elimina os anúncios.
Use o Photopea online aqui
Uma alternativa complexa, mas poderosa: GIMP
Um favorito de longa data dos usuários do Linux, o editor de imagens GIMP agora está disponível em todas as plataformas. Embora sua interface não seja exatamente amigável para iniciantes – especialmente se você estiver acostumado a outros programas – é pelo menos tão poderoso quanto o Photoshop para tarefas padrão de edição de imagens.

GIMP
GIMP é a abreviação de GNU Image Manipulation Program. GNU é a abreviação de “GNU não é Unix”. Unix é – você sabe, estamos nos distraindo. Apenas saiba que o GIMP é pelo menos tão flexível quanto o Photoshop em termos de capacidade (embora sem algumas das adições fantásticas da Creative Cloud), desde que você esteja disposto a mergulhar em um wiki ou dois.
Baixe aqui o GIMP
Para edições rápidas e fáceis: Paint.NET
Este programa de edição do Windows está em desenvolvimento contínuo há quase duas décadas. Como o nome indica, é uma alternativa mais poderosa à ferramenta interna do Paint que ainda é um grampo do sistema operacional. Mas não se deixe enganar pelo nome: o Paint.NET está muito mais próximo do Photoshop do que o Paint em termos de capacidade.

dotPDN LLC
Embora falte algumas das ferramentas de design gráfico mais avançadas no cinturão da Adobe, o Paint.NET pode lidar com mais ou menos qualquer tarefa básica de edição, com suporte total para camadas, histórico de ações e até plug-ins complexos. Basta estar preparado para um período de ajuste em sua interface, que favorece menus flutuantes em vez de ferramentas ancoradas.
Baixe o Paint.NET aqui
Para o fotógrafo digital: Photoscape X
O Photoscape X é definitivamente mais um editor de fotos do que um editor de imagens, com foco em ferramentas fáceis de usar para melhorar rapidamente as fotos e adicionar extras aprovados para mídia social. É particularmente útil se você estiver editando retratos e outras fotografias com foco em pessoas.

Tecnologia Mooii
Mesmo assim, inclui algumas ferramentas surpreendentes, como um editor de lote e um criador de GIF. O Photoscape X é uma ótima opção para quem quer algo como o Photoshop, mas não tem anos de experiência para desaprender. A versão padrão é gratuita, enquanto a versão pro com melhor manipulação de texto e filtros mais poderosos custa razoáveis $40.
Baixe aqui o Photoscape X
Para o artista digital: Krita
Em contraste com o Photoscape, o Krita é para usuários que precisam de uma ferramenta para criação direta de arte: desenho digital, pintura, tinta, etc. Sua interface e ferramentas são adaptadas aos artistas em primeiro lugar, e seus recursos de edição de imagem baseados em raster não são tão impressionantes.

Krita
O layout do Krita deve ser familiar para os usuários do Photoshop, e sua ampla variedade de configurações de pincel e ferramentas de vetor deve permitir flexibilidade para artistas que gostam de misturar mídia. Ele ainda tem algumas ferramentas básicas de animação 2D. O programa de edição em si é gratuito, com desenvolvimento comunitário suportado por complementos e tutoriais disponíveis em sua loja online.
Baixe o Kira aqui
Muitíssimo obrigado por visitar nosso artigo, não deixe de nos seguir em nossas redes sociais e também de compartilhar este artigo com outras pessoas. Um forte abraço da equipe Tecnonews!
Link autor da postagem.