Pode ser difícil de acreditar, mas a Microsoft finalmente expiou os pecados do Internet Explorer, que recentemente acabou no cemitério. Em 2020, a empresa apertou o botão de reinicialização em seus esforços de navegador da Web, lançando uma nova versão do Microsoft Edge para substituir a que acompanha o Windows 10. Esta nova versão é baseada no mesmo código do navegador Chrome do Google, por isso oferece desempenho e funciona com todas as mesmas extensões.
Se a Microsoft tivesse apenas clonado o Chrome, ele não mereceria muito mais do que um troféu de participação na guerra dos navegadores. Mas o Edge é mais do que um mero imitador. Desde o seu relançamento, a Microsoft vem acumulando todos os tipos de recursos úteis que o Chrome não possui, a ponto de eu usá-lo felizmente como meu navegador principal.
Se você já cancelou o Edge antes, seja devido a traumas anteriores com o Internet Explorer ou às táticas de atualização de software da Microsoft, eis por que você deve considerar usar o navegador a sério. (Você também pode considerar sair do Chrome para Firefox ou Vivaldi.)
Abas verticais
Com apenas um clique, o Microsoft Edge pode organizar as guias do navegador no lado esquerdo da tela, em vez de na parte superior. Isso provavelmente parecerá estranho no começo – e você pode se irritar com o fato de não ocupar espaço acima da barra de endereço – mas fique com ele por algumas semanas e talvez nunca mais queira voltar. Organizar as guias verticalmente significa que você pode colocar mais delas na tela sem perder de vista os títulos das páginas e pode ocultar temporariamente a barra lateral clicando na seta para a esquerda na parte superior quando precisar de mais espaço para navegar.
Instalar sites como aplicativos
Clique no botão de menu “…” e selecione “Aplicativos” e você verá uma opção para instalar o site atual como um aplicativo em sua área de trabalho. Fazer isso permite que o site seja iniciado em sua própria janela sem a confusão usual do menu, e você pode adicioná-lo ao menu Iniciar e à barra de tarefas. Esse recurso mudou fundamentalmente a forma como uso a web, permitindo acessar rapidamente serviços como Gmail e Notion sem perdê-los em um mar de guias. Enquanto o Chrome oferece um recurso semelhante, o Edge transforma aplicativos da web em uma atração em destaque, com um único menu para ver o que você instalou e gerenciar suas permissões.

Transforme qualquer site em um aplicativo e você pode iniciá-lo no menu Iniciar do Windows, na barra de tarefas ou no botão de pesquisa.
Recursos úteis de leitura
Pressionar F9 em qualquer página da Web – ou clicar no ícone da página no lado direito da barra de endereço – abre um modo de leitor que limpa os anúncios e permite ajustar o texto. Há também um recurso “Ler em voz alta” – acessível através do menu do modo de leitura ou pressionando Ctrl-Shift-U – que converte texto em fala em qualquer página da web. Você pode ajustar a velocidade de leitura e até escolher entre várias vozes.
Coleções
Pense nesse recurso como um tipo mais sofisticado de pasta de favoritos, com descrições de página mais ricas, imagens em miniatura e notas. Clicando no [+] botão próximo ao canto superior direito da tela abre o menu da barra lateral de coleções. A partir daí, você pode iniciar uma nova coleção e clicar em “Adicionar página atual” para começar a compilar links. Você também pode clicar com o botão direito do mouse em qualquer guia e selecionar “Adicionar todas as guias a uma nova coleção”, salvando todas as guias abertas de uma só vez. É uma ótima maneira de salvar sua janela de navegação atual sem deixar todas as suas guias abertas por uma eternidade.
Proteção de rastreamento
Enquanto o Google hesita nos planos de remover cookies de rastreamento do Chrome, a Microsoft permite que você bloqueie cookies de terceiros agora mesmo. A seção de privacidade do menu de configurações do Edge oferece três níveis de agressividade para bloqueio, além de uma opção de sempre usar a configuração mais rígida para suas sessões de navegação anônima. Bloquear esses rastreadores pode impedir que os sites coletem constantemente informações sobre você enquanto você navega na web.
Onde o Edge ainda incomoda
A única coisa que realmente me irrita no Edge é o quão completamente a Microsoft o abastece com os serviços relacionados ao Bing e ao Bing prontos para uso. Alterar esses padrões requer alguma escavação.
Definir o Google como seu mecanismo de pesquisa, por exemplo, requer uma viagem para Configurações > Privacidade, pesquisa e serviçosem seguida, clicando Barra de endereços e pesquisa na parte inferior do menu. Você pode alterar o mecanismo de pesquisa aqui, a página da nova guia ainda usará o Bing, a menos que você altere o Pesquisar em novas guias opção para Barra de endereço também. Se você estiver configurando vários computadores, precisará alterar essas configurações em cada um deles, pois a Microsoft não os sincroniza.
Da mesma forma, a página da nova guia mostra notícias e informações da Microsoft, a menos que você pressione o ícone de engrenagem no canto superior direito e escolha um Personalizado layout de página e selecione Conteúdo desativado no menu suspenso. (Como alternativa, você pode tentar definir uma nova página de guia diferente, como Tabliss.)
Finalmente, eu poderia aceitar ou abandonar a incursão da Microsoft em recursos relacionados a compras, como rastreamento de preços e descontos para compras online. Você pode achar esses recursos úteis, mas com tantas outras maneiras de comprar online de forma mais inteligente, os recursos do Edge também podem ser um incômodo. A boa notícia é que você pode desativá-los indo para Configurações > Privacidade, pesquisa e serviçosentão desmarque Economize tempo e dinheiro com o Shopping no Microsoft Edge.
Mas uma vez que está totalmente desinchado e não Bingificado, o Edge finalmente vale a pena usar a sério. Não deixe que pequenos aborrecimentos – ou reclamações de navegadores de décadas – impeçam você de uma alternativa melhor ao Chrome.
Uma versão desta coluna apareceu originalmente no Advisorator, o boletim informativo de Jared para conselhos práticos de tecnologia. Inscreva-se para receber dicas gratuitas enviadas diretamente para sua caixa de entrada.
Muitíssimo obrigado por visitar nosso artigo, não deixe de nos seguir em nossas redes sociais e também de compartilhar este artigo com outras pessoas. Um forte abraço da equipe Tecnonews!
Link autor da postagem.