No menu items!
No menu items!
More

    5G chega hoje em mais sete capitais

    A partir desta 2ª feira (19), mais 7 capitais passarão a contar o sinal 5G. Desta vez as capitais contempladas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) foram: Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Maceió (AL), São Luís (MA) e Teresina (PI). 

    Com essa permissão, 22 capitais passam a ter acesso ao 5G puro. Apenas 5 capitais da Região Norte ainda não têm a tecnologia: Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Manaus (AM) e Belém (PA). 

    O cronograma oficial da Anatel prevê a ativação do 5G puro em todas as capitais até 27 de novembro. Caso as operadoras consigam concluir a instalação de antenas e de filtros antes desse prazo, e o Gaispi autorize a liberação do sinal, a data poderá ser antecipada. 

    Segundo a Anatel, as operadoras Claro, TIM e Vivo, que arremataram as licenças nacionais na faixa 3,5 GHz no leilão realizado no fim de 2021, deverão instalar um número mínimo de antenas 5G em cada capital. 

    Nessa etapa, o edital de licitação prevê a ativação de uma antena 5G para cada 100 mil habitantes. O número de estações subirá conforme o avanço da tecnologia. No interior do país, conforme o cronograma da Anatel, o sinal do 5G puro será gradualmente ativado até 2029. 

    Lembrando que para ter acesso à internet móvel do 5G puro, o usuário precisa ter um celular habilitado para a tecnologia e estar nas áreas cobertas pelo sinal. A maioria dos aparelhos mais novos já vêm habilitados. As operadoras não estão pedindo a troca de chip. 

    E onde você mora já chegou o 5G?

    Recent Articles

    spot_img

    Related Stories

    Leave A Reply

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay on op - Ge the daily news in your inbox