Previsto para lançamento entre o fim de 2022 e início de 2023, com um preço médio de U$ 2.500 (cerca de R$ 12.900), o headset de realidade virtual e aumentada da Apple deve consolidar de vez a corrida no segmento AR/VR.
O acessório terá design minimalista, controle por gestos, conjunto de câmeras e sensores LiDAR para reconhecimento espacial de alta precisão e telas transparentes de resolução 4K, além de ser equipado com chip Apple Silicon (possivelmente uma versão adaptada do Apple M2).
O preço vai ser uma das principais barreiras para que o headset deslanche entre o público consumidor. Especialistas mais céticos indicam que o valor pode ser ainda maior, chegando até US$ 3.000 (R$ 15.410).
Como uma das principais frentes de investimento da nova linha da Apple são os aplicativos, o fone trará como novidade o rastreamento ocular e uma experiência com mais conforto, telas ainda mais imersivas e até mesmo dissipação de calor para compensar as reações do usuário.
Engana–se quem acha que a companhia está parando por aí. Ela já está trabalhando em uma segunda geração do dispositivo. A maioria das fornecedoras já receberam a ordem para iniciar a produção e montagem do óculos de 2023, e para o modelo de 2024, a Apple também encomendou peças com muita antecedência.
A primeira geração focará em entretenimento e jogos, mas a ideia é testar a receptividade do mercado para entregar um dispositivo mais completo na segunda geração.
O mercado espera que o modelo de 2024 tenha a capacidade de fazer chamadas via rede 5G, câmeras de ultra definição e um ecossistema mais completo.
E aí, topa fazer esse investimento?