O Rock In Rio Brasil 2022 que ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro, terá o uso de um robô-canino chamado Yellow para ajudar no patrulhamento do evento.
O cão-robô será o mesmo que atuou no Mutua Madrid Open e Rock in Rio Lisboa, ambos em 2022. Ele ficará andando pela Cidade do Rock para reunir e enviar as informações em tempo real para o Centro de Controle Operacional. Funcionará com uma bateria interna e terá conectividade por 5G para garantir a transmissão rápida dos dados.
A ação foi desenvolvida pela SegurPro, responsável pela segurança dos sete dias de festa no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro. A empresa irá desenvolver um conceito de segurança híbrida, que mistura ações de animais vigias de carne e osso com recursos tecnológicos inteligentes, como o cão-robô.
Segundo a companhia, as máquinas são capazes de identificar tumultos, gerenciar o espaço e até analisar as condições meteorológicas da Cidade do Rock. A vantagem seria o monitoramento à distância e em tempo real, sem exigir a presença física de um segurança.
Ele foi colocado no mercado em 2019, custa cerca de US$ 75 mil (cerca de R$ 380 mil em conversão direta, sem considerar os impostos de importação) e deve se juntar a outros dois mil vigilantes, software de reconhecimento facial, 130 câmeras de segurança (sendo duas noturnas e uma térmica), 25 condutores para cães treinados, drones além de mais uma infinidade de aparatos de proteção.
O Rock in Rio deste ano vai de 2 a 11 de setembro e contará com a presença do Iron Maiden, Coldplay, Guns N’ Roses, Justin Bieber, Green Day e mais.