Junto ao lançamento do novo iPhone 14 na ultima quarta-feira (07), a Apple apresentou o A16 Bionic, o processador mais poderoso para dispositivos móveis desenvolvido pela big tech até o momento. O chip vai equipar os modelos Pro e Pro Max.
Ele, que é o sucessor do A15 Bionic, é o primeiro chip da empresa fabricado em um processo de 4 nm. Possui mais de 16 bilhões de transistores e conta com componentes projetados para otimizar recursos de inteligência artificial e tarefas em apps e no celular.
Segundo a Apple, o desempenho do novo chip é 40% superior que seus concorrentes. Além disso, ele consome 20% menos energia que seu antecessor. Já os núcleos de eficiência usam um terço da potência dos concorrentes, conforme a Apple.
A GPU de cinco núcleos é acelerada com 50% mais banda de memória, o que a Apple cita ser ótimo para games. Além disso, o A16 Bionic tem um novo Neural Engine de 16 núcleos que consegue fazer quase 17 trilhões de operações por segundo.
As câmeras do smartphone são outro componente beneficiado pela chegada do poderoso processador. O A16 inclui um processador de sinal de imagem desenvolvido para as lentes do iPhone 14 Pro capaz de realizar até 4 trilhões de operações para cada foto registrada.
É válido lembrar que as versões Pro da geração atualizada terão câmera principal de 48 MP, com sensores atualizados e aptos a absorver o dobro de luz em relação às lentes do iPhone 13.