Não durou nem nove meses! A plataforma de compras on-line Shopee anunciou em um cartaz na sua página oficial o fechamento definitivo de suas operações locais na Argentina.
“Lamentamos informar que o Shopee Argentina deixará de operar a partir de 8 de setembro de 2022 às 10h. Todos os pedidos feitos até esse horário continuarão sendo processados e atendidos normalmente, e os serviços e suporte pós-venda continuarão disponíveis até 31 de outubro para todos os usuários que fizeram compras em nossa plataforma”, disse o comunicado publicado no jornal argentino La Nación e também no site da empresa.
Além da Argentina, a Shopee também anunciou o encerramento das operações no Chile, Colômbia e México.
Com o objetivo de competir com o Mercado Livre, a Shopee veio para a Argentina no início de 2022. Há algumas semanas, a empresa anunciou a demissão de 50 funcionários. A justificativa dada por Chris Feng (presidente-executivo da Shopee) foi: “à luz da atual incerteza macroeconômica avançada, a empresa precisa focar recursos nas operações principais”.
A saída da Argentina não é um caso isolado. Em março passado, a empresa anunciou sua retirada da Índia apenas alguns meses após o início das operações, e algo semelhante aconteceu na França, onde o Shopee também teve uma passagem relâmpago. Além disso, há algumas semanas também anunciou uma série de cortes de pessoal no México e no Chile.
Aparentemente, nosso mercado segue inalterado, o que nos leva a concluir que o Brasil está entre uma das “operações principais” citadas no e-mail de Feng.
A Shopee nasceu em 2015 em Cingapura como uma plataforma de compras on-line e com o objetivo de competir com a chinesa AliExpress. A empresa pertence ao grupo Sea Limited, que está listado em Wall Street e tem uma capitalização de mercado de US$ 27 bilhões.