Buscando aumentar seu portifólio a Xiaomi, gigante do ramo eletrônico, vem investindo agora em startups que fabricam carros elétricos.
No primeiro semestre de 2022, as vendas de carros elétricos cresceram 63% em todo o mundo, em comparação ao mesmo período de 2022, com 4,3 milhões de unidades vendidas.
Desde o ano passado, a fabricante chinesa já vinha demonstrando interesse em ter a sua própria marca de carros elétricos e tem trabalhado para desenvolver modelos autônomos e elétricos para fabricar em larga escala.
Seguindo essa tendência, a empresa está apoiando a CCC (China Car Custom), que acabou de apresentar seu novo modelo totalmente elétrico, o SC01. O carro que pesa cerca de 1.300kg, é equipado com dois motores elétricos que equivalem a 429 cavalos de força e pode chegar a 100km/h em apenas 3,9 segundos.
As pré-vendas já estão abertas e os interessados deverão pagar apenas US$ 25 para ter um lugar na fila de espera (aproximadamente RS$ 135). A estimativa é que o SC01 seja vendido por algo em torno dos US$ 42 mil (R$ 226,8 mil).
Apesar de não ter tradição no segmento automotivo, é esperado que a parceria com a Xiaomi impulsione as vendas da montadora na China. A CCC planeja iniciar a produção do SC01 no primeiro trimestre do ano que vem e as primeiras unidades serão entregues aos proprietários no final de 2023.