Achou que não seria possível sentir cheiro através da realidade virtual? Ledo engano! Acabou de ser desenvolvido por pesquisadores das universidades suecas de Estocolmo e de Malmö o “olfatômetro”.
Trata-se de um novo dispositivo eletrônico impresso em 3D, que permite que os usuários sintam diversos tipos de cheiros em ambientes de realidade virtual (RV).
O teste inicial aconteceu pela primeira vez em um jogo de realidade virtual em que o usuário passeia por uma adega de vinhos digital, tentando usar apenas o sentido do olfato para acertar o aroma de cada bebida.
O “olfatômetro” possui quatro válvulas, cada uma conectada a um canal diferente, contendo um ventilador que suga o ar para dentro de um tubo. Com a ajuda de um computador, o jogador consegue controlar os quatro canais para que eles se abram e liberem misturas de aromas diferentes.
Segundo os cientistas, além de jogos virtuais, essa tecnologia também pode ser aplicada em pessoas que perderam esse sentido temporariamente, como em resfriados mais severos ou após casos de covid-19. Esse sistema inteligente possibilitaria que os pacientes reaprendessem a identificar o cheiro das coisas de uma maneira totalmente nova.