A Amazon está sendo acusada de “abusar de sua posição de dominância” no mercado para “favorecer seus próprios produtos”. O processo sob acusação de práticas anti-competitivas está acontecendo no Reino Unido e pode custar à empresa até US$ 1 bilhão.
O processo foi iniciado em nome de Julie Hunter, ativista de direitos dos consumidores no país. Hunter planeja entrar com a ação coletiva em nome dos clientes que fizeram compras na Amazon desde outubro de 2016, disseram advogados que a representam.
O alvo principal do processo é o Buy Box da Amazon, a “caixa de compras”, em tradução livre. Em teoria, empresas com as melhores ofertas e atendimento são priorizadas no Buy Box, mas o processo alega que a Amazon usa o algoritmo para favorecer a si mesma.
O escritório de advocacia Hausfeld, que representa Hunter, disse que a Amazon violou a lei de concorrência ao usar “um algoritmo secreto e de autofavorecimento” para promover seus produtos por meio do recurso caixa de compras em seu site.
Um porta-voz da Amazon disse a alegação não tem mérito e está confiante que ficará tudo esclarecido por meio do processo legal.
O caso está sendo apresentado de uma forma em que qualquer requerente em potencial será incluído na reivindicação, a menos que opte por não participar.
Só nos resta acompanhar o desenrolar do processo para ver no que vai dar.