Apenas três semanas após o lançamento da sua nova linha de smartphones, a Apple anunciou que começou a produzir o iPhone 14 na Índia. Trata-se de uma vitória significativa para o país do sul da Ásia, que tenta conquistar uma parte maior da cadeia global de suprimentos de eletrônicos, dominados até então pela China.
É a primeira vez que, logo após o lançamento, a Apple começa a produzir seus mais novos telefones fora da China.
Os dispositivos da Apple são fabricados na Índia pela Foxconn, Wistron e Pegatron de Taiwan que, por enquanto, produzirão apenas o modelo iPhone 14 de 6,1 polegadas, mas segundo as fontes, outros modelos, incluindo o modelo 14 Plus, podem ser lançados em questão de meses.
Tradicionalmente, a fabricação de novos iPhones mantem-se inteiramente na China até ter certeza de que a produção dos dispositivos está funcionando sem problemas. Só então começa a produzir os modelos mais recentes em outros países, como a Índia.
A Apple começou a diversificar a produção fora da China, sua principal base de produção, nos últimos anos. A companhia americana pediu aos fornecedores já em 2018 que avaliassem a produção de alguns AirPods fora do país, com a produção de teste dos fones de ouvido começando no Vietnã no ano seguinte.
O anúncio na segunda-feira marca uma grande mudança em sua estratégia e ocorre em um momento em que as empresas de tecnologia dos EUA estão procurando alternativas para a China, onde as cadeias de suprimentos globais enfrentaram interrupções devido a rígidos bloqueios relacionados ao Covid.