Com presença do Ministro da Infraestrutura Marcelo Sampaio, a novidade foi anunciada pela Infraero na última terça-feira (09) para os aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ).
A ponte aérea Rio-São Paulo, rota mais movimentada do pais, será a primeira do mundo a ter acesso integralmente biométrico facial.
A tecnologia, que promete dispensa da apresentação de cartões de embarque e de documentos físicos de identidade, será utilizada desde o check-in até o embarque de passageiros. Apesar desta nova facilidade estar disponível, os passageiros poderão escolher entre embarcar de maneira convencional, com os documentos e passagem, ou por biometria.
A instalação já está sendo feita, e o início da operação deve acontecer nos dois terminais ainda em agosto.
Como vai funcionar
Para ter acesso ao serviço, o passageiro precisa providenciar o cadastro digital da companhia aérea. A validação biométrica associada ao voo será realizada durante ou após o check-in.
Já no aeroporto, a biometria facial será usada em duas etapas. Primeiro, para acesso à sala de embarque e, uma vez aprovado, o passageiro passa por mais uma análise biométrica no momento de ingresso na aeronave, já no portão de embarque.
O objetivo é tornar o processamento de passageiros e tripulantes mais ágil e seguro. Na fase final de testes, foi possível constatar uma diminuição de 27% no tempo de embarque, tornando a vida, que já é corrida, um pouco menos complicada.