terça-feira, junho 28, 2022
HomeFundador do Telegram alega que a Apple 'inutiliza intencionalmente' aplicativos da web...

Fundador do Telegram alega que a Apple ‘inutiliza intencionalmente’ aplicativos da web ao não atualizar o WebKit

Uma batata quente: A Apple praticamente não viu o fim das alegações antitruste nos últimos anos. Sua defesa contra a Epic Games foi bem-sucedida, mas reguladores nos EUA e no exterior têm sondado a empresa constantemente. A acusação mais recente é que a gigante de Cupertino está sabotando intencionalmente os aplicativos da web para forçar os usuários a baixar versões nativas do aplicativo para que possa impor seu imposto de 30% da Apple.

De acordo com o fundador do Telegram, Pavel Durov, a Apple é “paralisando intencionalmente” aplicativos da web em iPhones para fazer com que mais pessoas baixem versões nativas do aplicativo para que ele possa receber sua comissão de 30 por cento. Embora o Telegram tenha um aplicativo listado na App Store, as diretrizes da Apple não permitem que ela tenha canais públicos irrestritos.

Como solução alternativa, o Telegram desenvolveu um aplicativo baseado na web que burla essas regras. No entanto, supostamente não funciona sem problemas devido a problemas conhecidos no WebKit que a Apple ignorou para corrigir por até 15 anos. Durov apontou esses problemas em um post aberto do Telegram em abril.

Durov afirma que os aplicativos da web modernos podem permitir uma experiência “rica em recursos”, como notificações push, adesivos de vídeo, formato de áudio Opus e outras funcionalidades. Ao todo, havia 10 pontos que Durov pediu à Apple para resolver que fariam o Safari rodar aplicativos da web tão bem quanto o Firefox e o Chrome. A Apple não respondeu.

Então, por que não usar apenas as versões móveis do Chrome ou Firefox? Isso seria uma boa ideia, mas de acordo com Durov, o WebKit é o núcleo de todos os navegadores no iOS porque a Apple exige que os desenvolvedores o usem. Essencialmente, Safari, Chrome, Firefox e qualquer outro navegador no iOS é apenas uma capa para o WebKit. Portanto, até que seja atualizado para os padrões modernos, não há nada que um desenvolvedor possa fazer para melhorar o desempenho de seu aplicativo da web.

A Apple parece relutante em fazer qualquer coisa, mas Durov continua esperançoso, principalmente devido aos reguladores. Ele ressalta que na semana passada a Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido (CMA) publicado uma declaração concluindo que a Apple e o Google detêm autoridade dominante sobre como os consumidores usam seus dispositivos móveis.

“A Apple proíbe alternativas ao seu próprio mecanismo de navegador em seus dispositivos móveis; uma restrição exclusiva da Apple”, disse o órgão de vigilância do consumidor. “O CMA está preocupado que isso limite severamente o potencial de navegadores rivais se diferenciarem do Safari (por exemplo, em recursos como velocidade e funcionalidade) e limita os incentivos da Apple para investir em seu mecanismo de navegador”.

No entanto, a declaração da CMA não mencionou a tomada ou proposta de ação regulatória. Apesar disso, Durov continua otimista de que o problema será resolvido.

“Eu penso [the CMA paints] um resumo preciso e espero que a ação regulatória aconteça em breve”, disse ele. “É triste que, mais de dez anos após a morte de Steve Job, uma empresa que uma vez revolucionou a web móvel tenha se tornado seu obstáculo mais significativo.”

Crédito da imagem: Ivan Radic

Muitíssimo obrigado por visitar nosso artigo, não deixe de nos seguir em nossas redes sociais e também de compartilhar este artigo com outras pessoas. Um forte abraço da equipe Tecnonews!

Link autor da postagem.

Luan Canal Pires
Luan Canal Pires
Dono e apresentador do canal L Tech no Youtube, amante de tecnologia em busca de conhecer e descobrir cada vez mais o que ela pode nos oferecer. Criador do site TecnoNews com o intuito de trazer noticias em primeira mão com total transparencia e seriedade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments