Ao que tudo indica, o Google pretende concorrer com o TikTok. Segundo o TechCrunch, a gigante da tecnologia adquiriu a Alter, uma startup que desenvolve usa a inteligência artificial (IA) para criar avatares.
De acordo com a mesma fonte, o valor estimado da compra foi de US$ 100 milhões. O app é visto como um caminho para competir com o TikTok, um concorrente inesperado no campo das buscas e do conteúdo em vídeo, e que tem o apelo dos filtros de realidade aumentada e as interações que beiram o metaverso que a Meta quer lançar.
A Alter, tem sede nos Estados Unidos e República Tcheca. Ela começou como uma plataforma de avatar plug-and-play que oferecia sua tecnologia para diversas redes sociais e de jogos. Em 2021, a empresa recebeu investimentos de marcas como Play Ventures e Roosh Ventures. O Twitter, por exemplo, investiu cerca de US$ 3 milhões na companhia.
Aparentemente, a compra foi feita discretamente sendo finalizada entre agosto e setembro de 2022. O que ajudou a transparecer a aquisição foi o fato de vários executivos da startup já terem alterado seus perfis do LinkedIn.
Nos últimos anos, o Google tem investido fortemente em sua tecnologia de IA. Tanto em modelos de aprendizado de idiomas quanto em geradores de imagens, a empresa também está colocando a IA no centro de seu conjunto de produtos.
Na ultima quinta-feira de outubro (27), um porta-voz do Google confirmou a negociação ao TechCrunch, mas não liberou mais informações sobre valores finais ou termos do acordo.