O Google comunicou a liberação de uma nova função ao Maps nesta sexta-feira (14). A partir de agora o aplicativo, que fornece serviços de pesquisa e visualização de mapas e imagens, passará a divulgar os preços dos pedágios durante o trajeto.
Segundo a gigante de buscas estadunidense, a intenção é ajudar as pessoas a se decidirem pela melhor opção de viagem pelas estradas brasileiras. Os dados são atualizados em tempo real por meio da base de autoridades locais de trânsito.
Mas é importante prestar atenção ao usar a funcionalidade, pois alguns fatores podem fazer com que os preços cobrados sejam diferentes dos exibidos no momento da pesquisa.
Para o cálculo do pedágio no Google Maps, o aplicativo leva em conta o horário da solicitação, o dia da semana, a localização e o método de pagamento, incluindo ou não o sistema de cobrança eletrônica. Em alguns lugares, as tarifas podem mudar dependendo da data de viagem e da forma de pagamento.
Caso o condutor prefira uma rota alternativa sem qualquer cobrança de pedágios, dá para selecionar o item “Evitar pedágios” no canto superior direito da tela.
O recurso já está disponível em todas as versões do Google Maps.