A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), divulgou que o Brasil já tem quase 6 mil antenas da rede 5G em operação.
A instalação da infraestrutura, que começou em Brasília, teve início no começo de julho. As antenas já estão em operação na frequência de 2,3 giga-hertz (GHz) e 3,5 GHz. Nas capitais dos estados, o sinal de 5G chega à velocidade de 3,5 GHz e já somam 5,3 mil antenas ativas.
A operadora Tim conta com quase 3 mil estações já instaladas, equivalente a mais do que a metade das estações de suas concorrentes. A Claro possui 1,5 mil antenas, enquanto a Vivo, da Telefônica, dispõe de quase mil.
Com o intuito de oferecer uma cobertura total e contínua – sem quedas de sinal – para seus clientes, a Tim tentar implantar uma antena 5G para cada estação 4G.
Já a Claro, está empenhada em trazer o “5G+”, que associa a capacidade de 3,5Ghz com outras frequências e amplia a oferta e o acesso da população para aparelhos compatíveis com a nova rede.
Por fim, a Telefônica, dona da Vivo, reforçou que a expansão do 5G está sendo gradual e contínua, conforme sua demanda e estrutura. A empresa destacou o fato de possuir uma das maiores redes de dados (backbone) e que isso será “um diferencial” para os clientes.