Há fortes indícios de que o YouTube começou a testar, discretamente, uma mudança na quantidade de anúncios mostrados antes de um vídeo começar. O que antes eram “apenas” dois, agora, desde a semana passada, usuários que não são assinantes do Premium têm visto cinco comerciais.
E não para por aí! Ao que tudo indica, cada um tem duração de 6 segundos e nenhum deles poderá ser pulado. Ou seja, antes de começar a assistir o vídeo que você escolheu, será preciso ver cinco comerciais de uma vez, totalizando 30 segundos. Comparativamente, hoje a plataforma exibe até dois anúncios que, geralmente, são fáceis de pular.
Diversas pessoas que já tiveram acesso à mudança foram ao Twitter e ao Reddit mostrar sua indignação. Depois de muitas reclamações, a equipe do YouTube tentou se explicar informando tratar-se de bumper ads, isto é, anúncios em vídeos que, de fato, têm até 6 segundos e que não podem ser pulados. Esses anúncios, na verdade, já eram mostrados no YouTube, mas espaçadamente e nunca em uma sequência tão longa.
A empresa, no entanto, pediu para que os usuários enviem suas opiniões sobre a mudança diretamente pela ferramenta de feedbacks, assim o Google saberá o que eles estão achando.
Embora a empresa não tenha confirmado, uma possível justificativa para essa mudança pode ser um teste visando atrair, futuramente, ainda mais assinantes do Premium, que hoje custa R$ 20,90 ao mês.
O Google não confirmou se pretende expandir o novo modelo de anúncios