Se você ainda pensa em mouses sem fio como substitutos lentos e sugadores de bateria para um real mouse, temos boas notícias para você. Os mouses sem fio melhoraram rapidamente nos últimos anos e os fabricantes de mouse resolveram amplamente os problemas que antes prejudicavam esses dispositivos. Conexões estáveis, praticamente sem atrasos e baterias de longa duração são agora a norma, permitindo que o melhor dos mouses sem fio de hoje rivalize com seus equivalentes com fio.
Existem dois benefícios bastante óbvios de um mouse sem fio. Elimina a ligação ao seu computador, dando-lhe maior liberdade e alcance. Também é mais amigável para viagens quando você precisa de um mouse em movimento. Ninguém se opõe a um fio a menos em sua bolsa de equipamentos. Você provavelmente pagará um pouco mais por um mouse sem fio do que por um com fio, mas se você valoriza esse tipo de conveniência, vale a pena.
Deseja emparelhar seu mouse sem fio com um teclado sem fio? Nós cobrimos você – veja o resumo da PCWorld dos melhores teclados sem fio.
Procurando um mouse sem fio específico para jogos? Dê uma olhada no nosso melhores mouses para jogos sem fio.
Nossas escolhas para os melhores mouses sem fio incluem designs inovadores, recursos ergonômicos e várias opções de conectividade. Eles também cobrem usos de produtividade e jogos, portanto, você deve encontrar pelo menos um que atenda às suas necessidades. Você encontrará nossas dicas sobre o que procurar em um mouse sem fio abaixo de nossas recomendações. Leia para saber mais.
Atualizado em 22/06/22 Se você está procurando um excelente mouse sem fio perfeito para jogos MMO/MOBA, certifique-se de confira nossa última análise do Mouse sem fio SteelSeries Aerox 9. Para pessoas com epreocupações ergonômicas, nossa revisão do Elevador Logitech deve interessar a você – é um mouse ergo suave e confortável que também pode atender às necessidades exclusivas de usuários canhotos.
Microsoft Arc Mouse – O mouse sem fio mais portátil

Prós
-
Tamanho ideal para viagens
-
Design confortável
-
Bom desempenho de produtividade
Contras
-
Opções de personalização limitadas
-
Precisa de duas pilhas AAA
-
Pode ser pequeno para mãos maiores
Se tivéssemos uma categoria de “design de mouse mais incomum”, o Arc Mouse também ganharia. Ele fica plano até que você o dobre em um arco que se adapte ao formato da mão do mouse. Ele usa um único click pad para botões esquerdo e direito e rolagem, e as configurações padrão podem ser alteradas nas configurações do dispositivo Windows.
Com apenas 5,17 x 2,17 x 0,56 polegadas, o Arc Mouse é facilmente o mouse mais portátil que testamos. Também gostamos que não haja receptor USB para se preocupar com o extravio – o Arc Mouse se conecta via Bluetooth 4.0. Pessoas com mãos extragrandes podem achar um pouco pequeno, mas para a maioria das pessoas será uma adição bem-vinda à sua bolsa de equipamentos.
Logitech MX Ergo – Melhor mouse sem fio com trackball

Prós
-
Inclinação ergonômica confortável
-
Construção sólida
-
Altamente personalizável
Contras
-
Somente destro
-
Caro
Os mouses Trackball são um gosto adquirido, mas o design inovador do MX Ergo pode ter um apelo mais amplo. Sua largura e forma podem acomodar a maioria dos tamanhos de mão e seu trackball sensível ao polegar é fácil de usar e controlar.
Uma placa de metal removível na parte inferior serve a um propósito duplo. Seu peso mantém o mouse perfeitamente imóvel em sua mesa enquanto você gira a roda de rolagem. E também pode ser ajustado para inclinar o mouse em 20 graus, um ângulo que coloca seu braço em uma posição mais natural e descansada.
O mouse tem oito botões – incluindo um botão de precisão dedicado que diminui a velocidade do cursor para que você possa fazer movimentos mais precisos com o trackball – todos os quais podem ser personalizados usando o software Logitech Options. O mouse se conecta por meio de um dongle USB ou Bluetooth, e a Logitech afirma que sua bateria pode durar quatro meses com uma única carga completa. A única desvantagem é que não é ambidestro, então os canhotos terão que procurar em outro lugar.
Logitech MX Vertical – O melhor mouse sem fio ergonômico

Prós
-
Design ergonômico confortável
-
Pode fazer o controle cruzado de vários dispositivos
-
Mapeamento de botões personalizável
Contras
-
Tem um pouco de curva de aprendizado
-
Caro
Se você tem um histórico de desconforto nas mãos e nos braços relacionado ao mouse, o MX vertical é uma ótima opção. Sua posição vertical e corpo contornado colocam seu braço em um ângulo vertical de cerca de 57 graus, reduzindo a pressão no pulso e criando um descanso confortável para o polegar. Apesar do design não convencional, o mouse ainda oferece controles familiares com botões divididos do mouse, uma roda de rolagem alinhada aos dois primeiros dedos e um par de botões de polegar no lado adjacente.
O mouse é compatível com o receptor unificado da Logitech e conexões Bluetooth. Você também pode conectá-lo ao seu computador usando o cabo de carregamento USB-C. Você pode usá-lo com o Logitech Options para personalizar as configurações dos botões e com o Logitech Flow para controlar perfeitamente vários computadores com um único mouse.
O MX Veritcal é uma ferramenta de produtividade de alto desempenho, uma vez que você se acostume com o design vertical, e que pode evitar dor e tensão, além de aliviá-los.
Logitech Lift – O melhor mouse sem fio ergonômico para canhotos

Prós
-
Punho vertical confortável
-
Opção à esquerda
-
Botões altamente personalizáveis
-
Rastreamento suave
-
Preços acessíveis
Contras
-
Ângulo do mouse mais adequado para pessoas que previnem ou reduzem o desconforto leve no pulso e no cotovelo
A Logitech faz isso novamente com o Lift. O que diferencia essa oferta ergonômica do excelente MX Vertical é que este mouse é menor, portanto, adequado para mãos pequenas e médias, pode ser adquirido em uma versão para canhotos e vem em cores divertidas de dois tons. É confortável na mão e pode se conectar via Bluetooth ou o dongle sem fio de 2,4 GHz incluído. Os botões podem ser personalizados usando o software Logi Options+, para que este mouse atenda às suas demandas de processo de trabalho, bem como às suas demandas de conforto físico.
Leia nosso completo
Revisão do Logitech Lift
Microsoft Bluetooth Mouse – O melhor mouse sem fio econômico

Prós
-
Design compacto e ambidestro
-
Roda de rolagem clicável
-
Barato
Contras
-
Sem botões programáveis
-
Sem recursos ergonômicos
Para um mouse prático e portátil, o Microsoft Bluetooth Mouse é difícil de superar. Como o próprio nome deixa claro, ele se conecta via Bluetooth para que não haja dongle USB para acompanhar. Botões divididos e uma roda de rolagem clicável permitem que você navegue com precisão em páginas da Web e documentos grandes, e rastreia facilmente na maioria das superfícies.
O Microsoft Bluetooth Mouse funciona com uma única bateria AA, mas como usa Bluetooth Low Energy, você pode esperar até 12 meses de duração da bateria. Está disponível em cinco cores.
SteelSeries Rival 650 – Melhor mouse sem fio para jogos

Prós
-
Carregamento rápido
-
Design confortável e atraente
-
O sistema de peso removível oferece muitas opções
Contras
-
Mais pesado do que alguns podem gostar
-
Caro
-
O terceiro botão do polegar é pequeno e mal posicionado
Os mouses para jogos sem fio oferecem uma vantagem crítica – sem resistência do cabo para desacelerar seus movimentos ou atrapalhar a precisão de sua mira. Nossa principal escolha é o SteelSeries Rival 650. Ele apresenta um design atraente, posicionamento inteligente de botões e uma variedade de opções de personalização. Ele também usa um sistema de sensor duplo exclusivo, combinando o TrueMove3 exclusivo da SteelSeries com um sensor de profundidade dedicado que mantém sua mira estável quando você levanta e ajusta o mouse.
O SteelSeries Rival 650 usa tecnologia de carregamento rápido semelhante ao que você encontra em telefones, oferecendo cerca de 10 horas de carga a partir de meros 15 minutos conectados. O melhor de tudo é que você obtém tudo isso por cerca de metade do preço de seus concorrentes.
Para saber mais leia nosso revisão completa do SteelSeries Rival 650.
Logitech G603 – O melhor mouse sem fio econômico para jogos

Prós
-
Adota a confortável forma escavada G703 da Logitech
-
500 horas de jogos de alto desempenho com duas pilhas AA
-
Tampa de bateria de uma peça chamativa e design de botão
Contras
-
Pesado, graças às baterias duplas
-
Difícil dizer a durabilidade dos botões ao longo do tempo
Você pode usar o mouse principal para jogar na estrada. Mas o G603 da Logitech é uma escolha melhor. Este mouse para jogos sem fio dedicado possui seis botões programáveis, incluindo a roda de rolagem e um formato de concha confortável que se adapta aos polegares dos destros. Duas baterias AA alimentam até 500 horas de jogo graças ao sensor HERO proprietário da Logitech, que oferece desempenho preciso sem suavização, aceleração e interferência de até 12.000 DPI.
Para saber mais, leia nosso revisão completa do Logitech G603.
O que procurar em um mouse sem fio
Conectividade
Em vez de um cabo, os mouses sem fio se conectam de duas maneiras: via Bluetooth ou frequências de rádio. A maioria dos computadores modernos é fornecida com suporte a Bluetooth, portanto, se você comprar um mouse compatível com Bluetooth, precisará apenas emparelhar os dois dispositivos para começar a funcionar.
Mouses sem fio que se conectam usando frequências de rádio vêm com um receptor USB-RF que se conecta a uma porta USB do seu computador. Este é um processo plug-and-play e o mouse deve se comunicar com o receptor – geralmente chamado de “dongle” – assim que você o conectar. todas as vezes—afinal, você só tem tantas portas USB—você terá que manter o controle sobre isso. Se você perdê-lo, seu mouse não servirá para nada além de um peso de papel. Por esse motivo, alguns mouses vêm com um pequeno compartimento no qual você pode guardar o receptor quando não estiver em uso.
A principal preocupação com a conectividade sem fio é a latência. Se sua entrada não for registrada na tela quase instantaneamente, sua produtividade será afetada rapidamente. A capacidade de resposta de um mouse é ainda mais crítica durante os jogos, onde reflexos rápidos podem ser a diferença entre a vida virtual e a morte.
Infelizmente, há pouco consenso sobre qual método de conectividade é mais rápido. Empresas de jogos como Razer e SteelSeries afirmam que as conexões RF têm a vantagem, e isso provavelmente é verdade para jogos. Mas a diferença de latência entre Bluetooth e RF, que é medida em décimos de milissegundo, provavelmente é insignificante para a produtividade. Em nossos testes, vimos pouca diferença entre os dois tipos de conectividade durante as tarefas básicas de trabalho.
Ergonomia
O uso do mouse tem sido implicado em lesões por esforço repetitivo há anos, e os fabricantes responderam com todos os tipos de designs peculiares que alegam prevenir ou aliviar a dor no pulso e no braço. Eles ajustaram a escultura do mouse, a posição do botão e a forma aparentemente de todas as maneiras para facilitar um ângulo mais natural para o braço quando ele está em movimento e em repouso. Mas só porque a caixa diz que um mouse é ergonômico não significa que ele certamente reduzirá seu desconforto. A única maneira de saber com certeza é usá-lo por um período de tempo e, infelizmente, os varejistas normalmente não permitem test drives.
Ainda assim, para designers, jogadores de PC e outros que passam horas contínuas usando um mouse, priorizar um modelo ergonômico provavelmente vale a pena. Lembre-se de que o tipo de mouse que você usa é apenas um fator para minimizar os RSIs e seus hábitos podem ser um fator ainda mais importante.
Botões programáveis
Embora as funções dos botões esquerdo e direito e da roda de rolagem sejam claras, muitos mouses incluem botões adicionais na lateral e/ou na parte superior do mouse que você pode configurar para tarefas personalizadas. Mapear esses botões para coisas como o botão Voltar do navegador, comandos “cortar” e “colar” ou outras tarefas repetitivas pode economizar muito tempo a longo prazo. Normalmente, se um mouse vem com meia dúzia de botões, ele também inclui o software do fabricante para programá-los.
Muitíssimo obrigado por visitar nosso artigo, não deixe de nos seguir em nossas redes sociais e também de compartilhar este artigo com outras pessoas. Um forte abraço da equipe Tecnonews!