A Nestlé caminha para criar uma das fábricas de chocolates mais modernas do mundo. Com fábricas em 79 países, a multinacional suíça escolheu o Brasil para receber a primeira rede 5G própria em uma fábrica.
Localizada no município de Caçapava, no interior do estado de São Paulo, a escolhida é responsável pela produção de 2 milhões de unidades do chocolate KitKat por dia e já conta com internet 5G.
Lá funciona também um centro de pesquisa para soluções tecnológicas. Portanto, quando uma experiência dá certo em Caçapava, outras fábricas do continente americano também a replicam.
Para criar uma rede 5G dentro da fábrica, a Nestlé contou com apoio da Ericsson e da Embratel. Atualmente, a rede utiliza a frequência de 3,5 Ghz permitindo uma velocidade muito maior de conexão móvel. Isso garante que a sala de controle consiga controlar a fábrica quase que em tempo real.
A rede própria 5G irá proporcionar instalar um carro robô que terá a função de transportar o wafer até a estação de chocolate para criar o KitKat. A intensão é também a de evitar acidentes, como atropelamentos e invasão de áreas restritas.
Entre os benefícios da rede 5G na fábrica está a maior qualidade de conexão em vários dispositivos ao mesmo tempo. Isso irá ajudar no desenvolvimento de uma inteligência artificial, realidade aumentada, armazenamento de dados na nuvem e outros. Em resumo, a fábrica vai evoluir do padrão automatizado para autônomo.