Em fase de teste desde maio, foi lançado na última segunda-feira (15), a versão final do Android 13. Ele traz aprimoramentos em privacidade, em conectividade e atualizações sutis na parte visual.
O primeiro a receber a atualização é a linha de celulares Pixel, do próprio Google. Segundo o Google, ainda este ano, celulares das marcas Samsung, Motorola, Xiaomi, Asus, Nokia, Realme e Oppo serão os próximos a receberem a atualização.
Dentre as principais novidades do Android 13 estão os ícones de aplicativos que agora podem combinar com o tema e papel de parede do celular. O tocador de música pode reconhecer a faixa em reprodução e exibir a arte do disco no app do Google Chrome. No modo Hora de Dormir, é possível também ajustar a luminosidade da tela para ser reduzida automaticamente em ambientes escuros.
Em se tratando da conectividade, o recurso Spatial Audio do Android 13 permite que o som do headphone, caso seja compatível, acompanhe a movimentação da cabeça, criando uma experiência imersiva.
Outra mudança é a no campo Privacidade que agora dá para compartilhar fotos e vídeos específicos com seus aplicativos, eliminando a necessidade de selecionar a pasta inteira e também os novos apps instalados terão que pedir permissão para enviar notificações.