O dia que você estava esperando está aqui… supondo que o que você estava esperando fosse uma placa de vídeo discreta não feita pela AMD ou Nvidia, e o lugar que você estava esperando é a China. Como prometido anteriormente, a Intel está lançando sua série de GPUs para desktop Arc com o modelo de baixo custo, o A380, exclusivamente no mercado chinês. A partir deste mês, os cartões estão sendo enviados para parceiros de fabricação como Acer, Asus, Gigabyte, Gunnir, HP e MSI, com expansão para usuários finais na China e além do esperado “durante o verão”.
O Arc A380 está equipado com uma GPU primária de 2 GHz com 8 núcleos Xe da Intel, com 6 GB de memória GDDR6 a 16 Gbps. (Para uma visão mais profunda do que “8 núcleos Xe” realmente significa, não deixe de conferir nosso mergulho profundo na arquitetura Xe HPG da Intel Arc.) Ele tem um TDP de 75 watts com um conector de alimentação de 8 pinos. Em termos de capacidade bruta, está no mesmo nível de algo como o GTX 1660 Super da Nvidia, embora como uma placa mais nova tenha alguns recursos extras, como suporte de hardware para rastreamento de raios, codificação AV1 e os intrigantes recursos “Deep Link” da Intel. Para E/S, a versão padrão do A380 vem com quatro saídas de vídeo: HDMI 2.1, HDMI 2.0b, DisplayPort 2.0 e a antiga DisplayPort 1.4 incorporada. A placa pode lidar com 4K/60Hz por HDMI e 8K/60Hz por DisplayPort.
Embora a Intel esteja apenas anunciando oficialmente remessas para fabricantes no momento, o fornecedor chinês de GPUs Gunnir aparentemente tem um modelo do Arc A380 pronto para os consumidores. Esta versão customizada de slot duplo “Photon” da placa possui núcleos com overclock rodando a 2,45 Ghz com uma potência total da placa de 92 watts. Ao contrário da versão básica do cartão, ele é equipado com três portas DisplayPort e uma porta HDMI, e está sendo vendido por 1030 yuans (cerca de US $ 153). Observe que esse preço não é necessariamente indicativo de um preço de varejo em outros países – os eletrônicos tendem a ser consideravelmente mais baratos no mercado doméstico chinês.
Obviamente, a concorrência nesse nível não vai incendiar o mercado de placas gráficas – mesmo com a escassez de GPU nos últimos dois anos, as placas nesse nível de desempenho não foram tão difíceis de encontrar. A Intel promete que placas mais poderosas da série estão chegando à China e ao mercado mundial, embora os consumidores regulares provavelmente ainda tenham que esperar que os fabricantes de PCs recebam seus pedidos. De acordo com várias fontes oficiais e vazamentos, há mais seis placas sendo desenvolvidos na primeira geração: Arc A310, A580, A750, A770 e Arc Pro A40 e A50. Eles devem estar disponíveis nos mercados de todo o mundo antes do final do ano.
Muitíssimo obrigado por visitar nosso artigo, não deixe de nos seguir em nossas redes sociais e também de compartilhar este artigo com outras pessoas. Um forte abraço da equipe Tecnonews!
Link autor da postagem.