Há uma razão para que o Unidade de estado sólido Samsung 860 EVO mostrado acima custa substancialmente menos por gigabyte e carrega uma classificação de TBW (TeraBytes que podem ser escritos) mais baixa do que os SSDs Seagate IronWolf Pro e Kingston DC500 com os quais é retratado.
Estes últimos são drives de classe empresarial que devem suportar cargas de trabalho muito mais pesadas do que o Samsung 860 EVO orientado para o consumidor (cliente). Eles custam muito mais e, por isso, você obtém classificações TBW tranquilizadoramente altas e outras vantagens. Mas quando você está caçando o melhor SSD por vocês, você deve se preocupar com a classificação TBW de uma unidade específica? Vamos cavar.
Como agora TBW
De acordo com JEDECuma organização de padrões do setor, os critérios que devem ser usados para calcular uma classificação TBW para esses dois tipos diferentes de unidades são mostrados na tabela abaixo.

A disparidade entre as cargas de trabalho do cliente e da empresa é semelhante à diferença de tempo que você vê na coluna Uso ativo – o uso do cliente envolve muito menos gravações do que a empresa. O uso de retenção é basicamente por quanto tempo os dados devem permanecer legíveis após a remoção da energia. Idealmente, com NAND de boa qualidade, os dados permanecerão viáveis por muito mais tempo do que os períodos de tempo indicados.
A falha funcional é a falha interna do SSD por vários motivos, e UBER é a taxa de erro de bits irrecuperável. Você não achou a eletrônica perfeita, achou? Esses números UBER muito grandes indicam o número fantástico de transações de bits precisas que ocorrem para cada erro.
Na forma pura, uma classificação TBW informa aproximadamente quantos dados você pode gravar em um SSD antes que ele fique sem NAND extra para substituir blocos desgastados (as células são agrupadas em páginas e blocos). Sim, as células NAND têm uma vida útil de gravação e os SSDs têm sobressalentes para substituir aqueles que estão no fim da vida útil (EOL). Dependendo do tipo de NAND em uso, da geração e da qualidade, o fim da vida útil da célula pode ser de alguns milhares a centenas de milhares de ciclos de gravação.

No entanto, nem todas as classificações de TBW publicadas são estimativas puras — ou mesmo precisas — da vida útil de uma unidade. A maioria é o resultado de uma fórmula financeira complicada que, obviamente, inclui a expectativa de vida útil, mas também fatores de preço mais o custo de suporte e substituição. Por quê?
Se uma unidade falhar dentro do período de garantia antes que sua classificação TBW seja atingida, de acordo com a maioria das garantias, o fornecedor deverá substituí-la. Se falhar após ultrapassar a classificação TBW, o fornecedor não precisa substituí-lo, mesmo que o período de garantia tenha não caducou.
É muito parecido com sua garantia automotiva padrão de 5 anos/50.000 milhas. Ele deixa de se aplicar quando você excede qualquer um dos limites. A classificação de TBW mais baixa impede que prossumidores e usuários corporativos comprem unidades de clientes mais baratas, trabalhem com elas até a morte e esperem que sejam substituídas gratuitamente.

O preço premium dos SSDs corporativos é muito parecido com os varejistas de garantia estendida que estão sempre tentando vendê-lo: mais dinheiro para mais tranquilidade. Você também pode estar obtendo NAND de um lote mais confiável ou possivelmente de um controlador com melhor nivelamento de desgaste, ou seja, espalhando as gravações sobre o NAND da maneira mais uniforme possível. A recuperação gratuita de dados geralmente também faz parte do pacote corporativo.
O estranho é que, enquanto você paga mais por SSDs corporativos, de certa forma você recebe menos. Como você pode ver na imagem do IronWolf 110 acima, as unidades corporativas tendem a ter capacidades mais baixas: 3,84 TB em vez de 4 TB, 1,92 TB em vez de 2 TB etc. Não há menos NAND, mas mais é reservado para substituição blocos desgastados.
Alguns fornecedores fornecem utilitários que permitem ajustar esse “provisionamento excessivo” para maior longevidade ou maior capacidade. Alguns até permitem isso em unidades de cliente. É apenas mais uma parte do jogo.
Há um outro problema que você deve estar ciente de como os fornecedores lidam com seu SSD quando atinge sua classificação TBW.
Limite rígido/limite suave
Você pode pensar que o controlador SSD simplesmente rastrearia o estado da NAND a bordo e apenas reduziria a capacidade ou definiria a unidade como somente leitura quando ela realmente atingir o EOL. Na verdade, isso é o que acontece na maioria dos casos, no entanto, alguns fornecedores definem a unidade como somente leitura quando o número TBW é atingido. É um limite rígido imposto independentemente do estado real da unidade.
O fato de um fornecedor fazer isso me surpreendeu um pouco, assim como a você. Mas pelo menos dois pesos pesados da indústria confessaram a prática quando perguntei. Ou os fornecedores estão extremamente confiantes de que suas classificações realmente representam o limite, ou estão… Bem, para ser honesto, não tenho certeza, mas se eu fosse cínico, acho que advogados estão envolvidos.
Na maioria das vezes, TBW é o limite flexível que mencionei no primeiro parágrafo e afeta apenas a responsabilidade dos fornecedores de substituir a unidade – uma abordagem mais sensata para reduzir o desperdício de tecnologia. Observe que um SSD definido como somente leitura retém todos os dados gravados nele. Ou deveria (veja o gráfico acima). Erros de retenção são possíveis se raros.
Uma coisa a lembrar é que mesmo classificações baixas de TBW representam uma quantidade muito grande de dados e você provavelmente não grava tantos dados quanto pensa. Além disso, de acordo com os passarinhos que ouço chilrear sobre a indústria, os SSDs como um todo provaram ser muito mais confiáveis do que até mesmo o mais ensolarado dos prognosticadores previu dez anos atrás.
Tempestade em um bule?
Basicamente, o acordo de classificação/garantia da TBW é um jogo ligeiramente manipulado a favor da casa. Como deveria ser. No final, é muito improvável que o usuário médio desgaste até mesmo o SSD mais barato dentro do período de garantia. Não se preocupe, seja feliz…
Se você é um prosumer com cargas pesadas, pode apostar nas probabilidades, ir barato e esperar que não desgaste o SSD, ou pode pagar mais acreditando que Murphy vai mostrar sua cara feia se você não fizer isso. Não vou dizer o que fazer, mas vou reiterar que SSDs de todos os tipos provaram ser extremamente robustos e confiáveis. Então, novamente, eu uso tipos corporativos em minhas caixas NAS.
Se você estiver realmente executando uma carga corporativa, pague. O suporte será muito mais responsivo e completo. Murphy é um…
Muitíssimo obrigado por visitar nosso artigo, não deixe de nos seguir em nossas redes sociais e também de compartilhar este artigo com outras pessoas. Um forte abraço da equipe Tecnonews!