Aos poucos, o Telegram vai se expandindo no Brasil e tomando seu espaço. É o que mostra a nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre os aplicativos de mensagem.
Foram entrevistadas 2.073 pessoas com mais de 16 anos no mês de julho para a obtenção dos dados que revelaram que apesar da óbvia dominância do WhatsApp em território brasileiro, parcela considerável da população aderiu ao Telegram nos últimos quatro anos.
De acordo com o levantamento, os serviços oferecidos pela Meta como o Instagram Messenger e WhatsApp lideram entre os usuários exibindo forte avanço considerando estudos anteriores. Segundo a edição recente, o WhatsApp está presente em 99% dos smarphones dos entrevistados, enquanto o Telegram é usado por 65% das pessoas.
Embora o Telegram nem sequer tenha atingido 70% da população, o mensageiro russo apresentou um crescimento de 12 pontos percentuais em relação a 2021, ano em que o aplicativo era usado por 53% dos participantes. Esse aumento aproxima o aplicativo do Messenger, que atualmente possui market share de 70% contra 76% do ano anterior.
Quanto as faixas etárias, o Telegram se mostrou muito mais popular entre os jovens com idades de 16 a 29 anos, correspondendo a 69% das instalações, enquanto na classe adulta (30 a 49 anos) o índice é parecido e houve queda de apenas um ponto percentual; no grupo acima de 50 anos a taxa é de apenas 53%.
Os dados são muito interessantes e mostram tanto a dominância quase totalitária do WhatsApp, mas também que a concorrência está correndo atrás para fazer frente ao gigante da troca de mensagens.
Vale ressaltar que a pesquisa se refere ao cenário brasileiro, mostrando as particularidades do nosso mercado com relação a apps de mensagem.