Um especialista em segurança cibernética da CloudSEK descobriu mais um golpe que vem acontecendo no Whatsapp, dessa vez os criminosos roubam a conta com apenas uma ligação. O whatsapp ja sofreu outro ataque cibernético em abril desse ano, onde os criminosos roubaram informações pessoais das vítimas em um ataque de phishing.
O CEO da CloudSEK Rahul Sasi explicou como o novo golpe acontece. Segundo ele, os criminosos ligam para um usuário aleatório pelo aplicativo e tentam convencê-lo a digitar um número específico. Quando a vítima é pega no golpe eles conseguem se logar na conta dela na mesma hora, por conta do número discado.
“Assim que o hacker ganha acesso à conta, ele pede dinheiro para os contatos da vítima. Desta forma, o criminoso utiliza a conta da pessoa antes que ela perceba que foi invadida. Como operadoras no mundo costumam utilizar “67” e “405”, as vítimas tendem a fazer a ligação sem hesitar.”
Uma maneira de se proteger desse novo golpe segundo Rahul, é deixando a autenticação em dois fatores habilitada no seu Whatsapp e nunca aceitar chamadas de números desconhecidos no mensageiro.