A partir desta 2ª feira (19), mais 7 capitais passarão a contar o sinal 5G. Desta vez as capitais contempladas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) foram: Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Maceió (AL), São Luís (MA) e Teresina (PI).
Com essa permissão, 22 capitais passam a ter acesso ao 5G puro. Apenas 5 capitais da Região Norte ainda não têm a tecnologia: Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Manaus (AM) e Belém (PA).
O cronograma oficial da Anatel prevê a ativação do 5G puro em todas as capitais até 27 de novembro. Caso as operadoras consigam concluir a instalação de antenas e de filtros antes desse prazo, e o Gaispi autorize a liberação do sinal, a data poderá ser antecipada.
Segundo a Anatel, as operadoras Claro, TIM e Vivo, que arremataram as licenças nacionais na faixa 3,5 GHz no leilão realizado no fim de 2021, deverão instalar um número mínimo de antenas 5G em cada capital.
Nessa etapa, o edital de licitação prevê a ativação de uma antena 5G para cada 100 mil habitantes. O número de estações subirá conforme o avanço da tecnologia. No interior do país, conforme o cronograma da Anatel, o sinal do 5G puro será gradualmente ativado até 2029.
Lembrando que para ter acesso à internet móvel do 5G puro, o usuário precisa ter um celular habilitado para a tecnologia e estar nas áreas cobertas pelo sinal. A maioria dos aparelhos mais novos já vêm habilitados. As operadoras não estão pedindo a troca de chip.
E onde você mora já chegou o 5G?