Venda de celulares cai no mundo todo e é a pior desde 2014

De acordo com a Counterpoint Research (empresa global especializada em pesquisa do mercado tecnológico), a indústria de celulares sofreu uma queda de 12% no terceiro trimestre de 2022.

As fabricantes tiveram um considerado número de vendas, 301 milhões de unidades, porém essa foi a pior redução do período desde 2014. A única que segui na contramão foi a Apple, com um crescimento de 2% na variação anual, graças ao lançamento do iPhone 14.

Essa cifra de 301 milhões de telefones vendidos não representa lá um grande número. Para se ter noção, em relação ao mesmo trimestre do ano passado, a queda foi de 12%, quando 342 milhões de unidades foram vendidas. Trata-se do o pior terceiro trimestre da indústria desde 2014.

“A maioria dos principais fornecedores continuou experimentando declínios anuais de remessas no terceiro trimestre de 2022”, afirma o analista sênior Harmeet Singh Walia.

Os motivos partem de diversos fatores como as tensões entre a China e Estados Unidos, a inflação, a pandemia do Covid-19.

Imagem: Divulgação Counterpoint Research

A queda só não afetou a Apple, que cresceu 2% na comparação anual, após vender 48,8 milhões de smartphones no terceiro trimestre de 2022. Esse resultado também é superior ao segundo trimestre deste ano, quando a marca comercializou 46,5 milhões de unidades. Com o aumento, a companhia também abocanhou uma fatia de 16% do mercado e se posicionou em segundo lugar.

A realidade, no entanto, não é a mesma para as demais companhias. É o caso da Samsung, líder do mercado, que vendeu 64 milhões de celulares, mas caiu 8% em relação ao mesmo período do ano passado. A Xiaomi, em terceira, conseguiu retirar 40,5 milhões de unidades do seu estoque. Porém, isto não impediu a redução de 9%.

Hélen Durante
Hélen Durante
Enstusiasta do saber, cozinheira por hobby e redatora do site TecnoNews com o intuito de trazer notícias em primeira mão com total transparência e seriedade.

Latest articles

Related articles

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here